sexta-feira, 3 de Maio de 2024  09:05
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Sopa de Abóbora

Sopa de Abóbora

Retire a pele à abóbora e corte-a em pedaços. Lave muito bem o alho francês e corte-o em fatias finas. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
15-09-2011

UA: Filipa Lã na vanguarda do uso das novas tecnologias.


O trabalho desenvolvido na utilização de novas tecnologias no ensino do canto, "parte da já longa jornada de investigação ligada à ...

O trabalho desenvolvido na utilização de novas tecnologias no ensino do canto, "parte da já longa jornada de investigação ligada à música e à voz realizada pela Prof. Filipa Lã do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro", valeu-lhe o convite para representar Portugal no encontro da Associação Europeia da Professores de Canto realizado em Aix-en-Provence, França, nos dias 28 e 29 de agosto.

Integrado no projeto financiado pela Comunidade Europeia, Lifelong Learning Programme: Digital Resources in Vocal Pedagogy, o encontro pretendeu avaliar o desenvolvimento do ensino do canto no século XIX também através da discussão da importância da aplicação das novas tecnologias a esta área de estudo, onde, garante a docente, a UA é pioneira em Portugal.

"Já usamos vários softwares para demonstrar particularidades técnicas ao aluno", observa a investigadora que aponta as vantagens para o uso das novas tecnologias no ensino do canto. "A voz humana é um instrumento escondido e portanto tudo o que for um feed-back consistente, rápido e visual vai ajudar o aluno a compreender o que está a fazer de errado e o que pode fazer para modificar esse comportamento".

No seguimento desta área de intervenção, a UA esteve ainda representada na 9.ª Pan European Voice Conference, realizada em Marselha, França, dos dias 31 de Agosto a 3 de Setembro. O encontro contou com a apresentação de trabalhos de investigação sobre a aplicação das novas tecnologias em investigação e ensino artístico do canto realizados pela investigadora e pelos seus alunos de doutoramento em Música do DeCA, em colaboração com uma equipa interdisciplinar de outros docentes do mesmo departamento, da ESSUA, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e do KTH, Suécia.

Premiada em Filadélfia, EUA, em junho passado pela The Voice Foundation com o seu trabalho de investigação sobre "afinação de cantores clássicos como recurso expressivo na otimização da performance vocal", a docente tem conciliado nos últimos anos investigação em música, na área da voz, com performance.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®